já o leram

o gato (não o fedorento) e o anime, a manga e etc&tal

terça-feira, janeiro 31, 2006

Howl's Moving Castle Parece que Hayao Miyazaki e os Estúdios Ghibli voltam a impressionar a Academia hollywoodesca com o belo Howl's Moving Castle, nomeado para a 78ª edição dos óscares da academia na categoria de Melhor Filme de Animação .

O filme do Studio Ghibli vai competir lado a lado com Corpse Bride (Noiva Cadáver) de Tim Burton e Wallace & Grommit: Revenge of the Wererabbit de Nick Park e Steve Box. Resta dizer que a data da grande cerimónia de entrega dos prémios é dia 5 de Março e começa ás 17:00 PST (ou seja, ás tantas de cá).

Vamos lá ver se Miyazaki e o seu Studio Ghibli conseguem repetir a proeza do ano passado, quando Spirited Away foi galardoado com o Óscar de Melhor Filme de Animação. Esta notícia é mais um indício do impacto que a animação japonesa está a ter no mercado norte-americano, muito devido ás obras deste senhor.

Para mais informações sobre os nomeados, consultar o [IMDB: Academy Awards 2006]

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Manga without bordersA Japanime, mais conhecida pelos livros Manga University (How to Draw Manga e Kanji de Manga), anuncia o lançamento de Manga without Borders uma antologia de ilustração manga realizada por artistas dos quatro cantos do mundo.

A publicar em Abril, esta antologia consiste numa colecção de ilustrações premiadas pela Manga University que nos mostram não só a influência que o estilo nipónico de ilustração em artistas da África, Europa, América do Sul e do Norte, Ásia e Oceânia, mas também as perspectivas culturais únicas que cada artista deu a este tipo de ilustração.

Com o prefácio escrito pelo lendário Takao Saito, criador de Golgo 13. O preço rondará os $14.99 (~ 12,15€) e será distribuída nos Estados Unidos pela Diamond. Nós por cá, vamos ter de a arranjar por outros circuitos.

Pessoalmente, acho que deve ser uma compilação interesantíssima que mostra a influência que a animação/ilustração nipónica teve nos ilustradores de hoje.

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Fate/Stay Night

Título: Fate/Stay Night

Produção: Geneon/TBS

Animação: Studio DEEN

Nota: 4/5

E cá estou eu a fazer a minha primeira prestação nesta nova rubrica do Gato Cósmico, desta vez com uma sneak preview de uma nova série intitulada Fate/Stay Night. Apesar de o nome não ser nada apelativo (na minha opinião), a série começa de uma maneira relativamente interessante pelo que o primeiro episódio será suficiente para vos aguçar a curiosidade. A história recai sobre a personagem Emiya Shirou, um jovem estudante (tal como tantos outros) cujos pais morreram quando este ainda era muito novo, tendo sido posteriormente adoptado por um homem que se intitulava como feiticeiro. Mas Emiya está longe de saber a verdade, que a cidade de Fuyuki onde habita, foi outrora um local onde se deu uma grande guerra entre poderosos guerreiros, pela posse do Cálice Sagrado que, segundo reza a lenda, pode conceder um desejo ao seu detentor.

Uma nova guerra pela posse do Cálice, onde diversos feiticeiros se irão juntar aos seus servos - os tais guerreiros - está prestes a começar. Uma particularidade acerca dos servos é que os seus nomes revelam as suas fraquezas, pelo que são apelidados segundo a sua especialidade: Saber, Lancer, Archer, Rider, Caster, Berserker e Assassin. No decorrer dos eventos, Emiya é ferido mortalmente pelo servo Lancer no meio de uma batalha contra o servo Archer. Tosaka Rin, uma misteriosa colega de escola, salva-o da morte certa com a ajuda de um pendente mágico. Contudo, Emiya volta a ser atacado por Lancer e quando está prestes a enfrentar o seu destino, aparece um novo servo, Saber, que pergunta a Emiya se ele é o seu mestre...

Fate/Stay Night é produzida conjuntamente pela Geneon Entertainment e pela TBS, estando a animação a cargo do Studio DEEN. Podem acompanhá-la através das diversas fansubs que estão em marcha, se bem que, sendo produzida pela Geneon o mais certo é já estar licenciada desde início ou estar em vias de o ser. É aproveitar enquanto é tempo!

terça-feira, janeiro 24, 2006

Pegando na já publicada lista dos mais vendidos da Diamond em 2005, que podem encontrar no Newsarama, a Comic Book Resources fez o favor de analisar os resultados e compilar a lista das 50 manga mais vendidas em 2005. Aqui estão os dez primeiros.



Fullmetal Alchemist #01Fruits Basket #07
Os grandes vencedores de 2005

Top 10 Manga mais vendidas em 2005











01 Fullmetal Alchemist vol.01 Viz Media
02 Fruits Basket vol. 07 Tokyopop
03 Samurai Executioner vol.03 Dark Horse
04 Fruits Basket vol. 10 Tokyopop
05 Fruits Basket vol. 09 Tokyopop
06 Fruits Basket vol. 08 Tokyopop
07 Ghost in the Shell 2: vol.01 Dark Horse
08 Naruto vol.06 Viz Media
09 Fruits Basket vol. 11 Tokyopop
10 Dead Boy Detectives DC



Bem, os primeiros 10 dão para ilustrar os restantes 50, visto que o resto da lista acaba por ser uma competição entre a Tokyopop, a Dark Horse e a Viz Media. A Tokyopop representa-se, obviamente, com Fruits Basket como sendo o seu trunfo de vendas, algo que já seria de esperar. A Dark Horse, apresenta-se com Samurai Executioner e Ghost in the Shell, confirmando o sucesso que a obra de Kazuo Koike tem tido. Por último a Viz Media, apresenta-nos uma diversidade de títulos sendo os principais Naruto, Full Metal Alchemist e Rurouni Kenshin. A minha surpresa pessoal, foi não ver a tabela cheia de Naruto

domingo, janeiro 22, 2006

Animal Yokocho
Animal Yokochou

Spirit of the sun
Spirit of the sun
Já foram anunciados os vencedores da 51ª edição dos Shogakukan Awards. Bem, visto que o concurso é patrocinado pela Shogakukan, não se admirem que os resultados sejam um pouco isentos de neutralidade, mas vamos ao que interessa.

Vencedores da 51ª edição dos Shogakukan Awards

Categoria Infantil:
- Animal Yokochou de Ryo Maekawa, serializada na Ribon (Shueisha)

Categoria Masculina:
- Wild Life de Masato Fujisaki, serializada na Weekly Shounen Sunday (Shogakukan)

Categoria Feminina:
- Sonan Jyanaiyo de Kaneyoshi Izumi, serializada na Betsucomi (Shogakukan)

Categorias Generalistas:
- A Spirit of the Sun (Taiyo no Mokushiroku) de Kaiji Kawaguchi - serializada na Big Comics (Shogakukan)
- Rainbow Nisha Rokubô no Shichini (Rainbow) de Autor: Masasumi Kakizaki; Artista: George Abe - serializada na Young Sunday (Shogakukan)

Não conheço nenhuma das eleitas, portanto esperem um "Ora vamos lá ver..." sobre estas.

sábado, janeiro 21, 2006

Vamos assim inaugurar a nossa rúbrica "Ora vamos lá ver...", onde pretendemos dar a nossa opinião curta sobre algumas das novidades que vão surgindo quer no anime, manga, cinema, o que nos vier à cabeça. Esta análise vai incidir basicamente nos primeiros volumes/episódios de cada série, a partir dos quais vamos poder expressar as nossas opiniões sobre estes, nomeadamente se é uma série que vale a pena continuar a ler/ver, etc. Como já perceberam o que se vai passar, não vos atraso mais. Para este "Ora vamos lá ver...", vamos começar por uma das propostas da Tokyopop para este mês.

Dragon Head #1 Cover
Título: Dragon Head #1
Autor: Minetaro Mochizuki
Editora: Tokyopop
Nota: 4 / 5
Dragon Head Volume 1
Já publicada em francês pela Pika Edition, a nova promessa da Tokyopop é Dragon Head, a história de Teru, um rapaz que ao regressar de uma visita de estudo da escola, assiste a uma súbita mudança de eventos que irão mudar a sua vida para sempre.

Ao regressarem de Shinkanken (TGV Japonês), Tero e os seus colegas preparam-se para a viagem mais assustadora das suas vidas. Ao passarem por um túnel, o comboio descarrila e o resultado é a morte de quase todos os passageiros do comboio. Quase todos, porque Tero e mais dois colegas sobrevivem... mas a sua salvação está a anos-luz de distância.

A história gira em torno da busca dos três sobreviventes pelo seu resgate, no entanto dada a escuridão do túnel e o cheiro pútrido da morte que os rodeia acabam por levar um dos sobreviventes a seguir uma espiral de demência e escuridão. O primeiro volume desta série é bastante viciante e mal o acabamos de ler ficamos em pulgas para ler o próximo. O ambiente de suspense e terror criado pelo autor é muio bem conseguido, porém, algumas alternâncias entre flashbacks do passado e presente, tornam as primeiras páginas algo confusas, mas nada que não se ultrapasse. Para os amantes do género seinen e horror, este é um manga imperdível. Para para quem não conhece o género tem aqui uma boa maneira de se iniciar.

Lady Snowblood Cover
Título: Lady Snowblood #1
Autor: Kazuo Koike
Artista: Kazuo Kamimura
Editora: Dark Horse
Nota: 4 / 5
Lady Snowblood Volume 1: The Deep-Seated Grudge
Um veterano por estas partes, Kazuo Koike é autor de sucessos como Samurai Executioner e Lone Wolf and Cub e este novo título não foge muito ao tema da vingança, da honra e do tempo dos samurais.

Este primeiro volume conta-nos a história de Yuki e como esta se tornou uma assassina por contracto ao serviço deste e daquele. O primeiro volume é dividido em cinco episódios, os quais alternam entre trabalhos que Yuki é paga para executar e a história do seu passado e como esta veio ao mundo para vingar os crimes cometidos contra a família que nunca conheceu. A história é bastante interessante e tem muitas referências histórias ao período feudal nipónico, não estivéssemos a falar de uma manga de Kazuo Koike, assim como critícas sociais tecidas à época retratada, por exemplo, mostrando o modo como as mulheres eram exploradas para servir os senhores da alta sociedade.

O desenrolar da história é muito bem conseguido e fácil de acompanhar. Não sendo conhecedor das edições da Dark Horse, achei curioso a inclusão de um pequeno glossário no fim para ajudar a decifrar alguns dos termos históricos utilizados na história. Outra curiosidade é que se diz que a história de Yuki, foi uma das que inspirou Kill Bill (note-se o grafismo da capa). Para quem anda à procura de uma história de samurais sexy, violenta, cheia de acção e com um conteúdo histórico interesantíssimo. Espero ansiosamente pelo segundo volume.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

aniversário gato cósmicoBem, o título do post diz tudo. O Gato cósmico faz hoje, dia 20 de Janeiro, um ano. Penso que podemos fazer uma avaliação positiva deste ano que passou, tivémos cerca de 1800 visitas e temos alguns leitores assíduos. Confesso que pela minha parte, o blog atravessou um período de black-out visto que a faculdade ás vezes impede-me de estar informado sobre o que se passa neste nosso cantinho, deixando-me sem nada para escrever. No entanto, voltámos agora ambos à carga, em força.

Bem, em espécia de "First Year Resolutions", gostavámos que o número de visitantes continuasse a crescer, que fossem mais pró-activos na participação no blog, isto é, deixarem mais feedback. Neste âmbito, estão a ser estudadas a criação de algumas rúbricas no blog para apimentar um pouco a coisa. Está também em estudo, a possibilidade de termos um novo contribuinte para o gato, mais dedicado a cinema oriental. Só o tempo o dirá....

Em suma, espero que para o ano, neste dia, esteja a escrever um post a comemorar o segundo aniversário do Gato Cósmico e que tenhamos muitos leitores a comemorá-lo connosco. Já sabe, estejam atentos às novidades do gato!!

Até à próxima ;)

quinta-feira, janeiro 19, 2006


Mobile Suit Zeta Gundam III
O site oficial de Mobile Suit Zeta Gundam: A New Translation III - Love is a pulse of the stars - disponibilizou aos fãs o trailer do filme.

Sinopse da história:
"87 years since the day when mankind first immigrated into space colony along the orbit of Earth, militarism had etched into the corrupting Federal government, once victorious in the One-year War, 7 years ago. In response to this situation, an initially anti-earth collision, A.E.U.G., started its moves. Chaos might be raveled again, and disturb the pseudo-peace of populated solar system, destroy youths and their romance. Heroes and the wise who experienced the One-year War might survive and fight with, or against each other's might, once again. A remake of the original 50-episodes "Zeta Gundam" series, this trilogy features adjustment to character designs and up-to-date new scenes."
[ANN]

quinta-feira, janeiro 19, 2006


Eureka Seven
A Bandai vai finalmente começar a publicar manga. Depois de muita especulação sobre qual o primeiro título a ser publicado, o escolhido foi Eureka Seven e vai ver a sua debut dia 25 de Abril num lançamento coordenado com o DVD da série e a BSO (Banda Sonora Original).

O lançamento compreenderá o Volume #1 da colecção de DVD's Eureka Seven, a banda sonora em CD da série, e o primeiro volume da manga Eureka Seven de Jinsei Kataoka e Kazuma Kondou. A Bandai irá publicar seis volumes da manga - os primeiros quatro, adaptação da série de anime e os últimos dois uma adaptação da prequela do jogo de vídeo. Este lançamento marcará a já esperada entrada da Bandai no mercado de livros norte-americano.

Eureka Seven, with its hoverboarding mecha, non-stop adventure and touching romance, is one of the most anticipated anime releases of 2006 and a glance at the 50-episode series' creative team explains why. Studio Bones (Cowboy Bebop, Full Metal Alchemist) produced the series, which was written by Dai Sato, story supervisor for the Cowboy Bebop TV series. It's directed by Tomoki Kyoda, director of Rahxephon the Movie. Famed designer Shoji Kawamori (Macross, Escaflowne) created the mecha for Eureka Seven, while Kenichi Yoshida (Princess Mononoke) produced the character designs."
[Icv2]

Existem planos para a transmissão da série numa rede de televisão norte-americano, no entanto, ainda ninguém sabe qual. Contudo, a Bandai já revelou que vai realizar um streaming gratuito do primeiro episódio na Internet em simultâneo com a tranmissão na TV.

Bandai Entertainment: http://www.bandai-ent.com

quinta-feira, janeiro 19, 2006

"Ikue Otani, a famosa seiyuu (voz de anime) de 40 anos (conhecida por fazer as vozes de Pikachu de Pokemon, Chopper de One Piece e Kohamaru de Naruto) vai estar fora das dobragens de anime durante um período indeterminado por motivos de saúde." [AnimeKensei]

Afinal ao que parece, a notícia foi apenas erro da ANN que já veio pedir desculpas pelo erro. Ikue Otani não saíu das gravações por estar doente, mas sim em licença de parto.

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Por muito estranho que pareça a algumas pessoas, o anime nem sempre foi bem visto por esse mundo fora devido a eventos bizarros. Este é de facto um deles.
O Supremo Tribunal Japonês, no passado dia 17, sentenciou Tsutomu Miyazaki à pena de morte pelo rapto e assassinato de 4 raparigas entre 1988 e 1989.
As raparigas com idades compreendidas entre os 4 e os 7, foram assassinadas por Miyazaki tendo este cerca de 26 anos na altura do primeiro crime. Num acto completamente mórbido e repugnante, Miyazaki enviou aos familiares das vitimas restos dos corpos, postais e imagens, alegando ser um fetiche sexual e um desejo de possuir cassetes de video com imagens dos corpos.

Miyazaki foi detido mais tarde, após ter violado uma rapariga e na sua residência foram encontrados mais de 6 mil titulos de anime cujo cariz era inteiramente pornográfico,ficando assim a ser conhecido pelo Assassino Otaku.

Após um julgamento de sete anos, Miyazaki foi condenado à pena de morte em 1997 pelo Tribunal do Distrito de Tokyo, pena essa que só agora foi decretada. Em cada uma das sessões, a defesa alegava a demência do réu, visto que a lei Japonesa à semelhança de outros países, prevê penas menores para individuos com problemas mentais. Após testes psiquiátricos elaborados pela Universidade de Tokyo, chegou-se à conclusão que Miyazaki sofria de multipla personalidade e também de disfunções mentais, apesar de estar plenamente consciente da gravidade dos seus crimes.

Uma notícia bastante triste para esta comunidade e mais uma razão para quem sempre criticou e conotou o anime como algo violento e nefasto, continuar a fazê-lo.

quarta-feira, janeiro 18, 2006


Samurai Champloo
Numa notícia publicada no N.Y. Times crítica os desenhos animados americanos transmitidos no Cartoon Network, afirmando até que estes não "chegam aos calcanhares" da animação japonesa transmitida também no mesmo canal.

Mike Hale, escreve-nos no espaço "Arts & Leisure" sobre o impacto da animação japonesa nos EU. Hale crítica os desenhos animados americanos por não conseguirem uma narrativa coerente e um desenvolvimento das personagens ao longo das séries. Hale: "The typical American cartoon these days ... is about arrested adolescence (with preternaturally wise children sometimes on hand to provide a point of view). The best Japanese cartoons, on the other hand, are about coming of age, with all the traditional narrative arc and character development that implies."

São elogiados neste artigo, desenhos animados como Naruto (que se vê comparado com Buffy, a caçadora de vampiros), Samurai Champloo e Full Metal Alchemist destacando o facto que estes tornam alguns desenhos animados americanos vergonhosos e ao memsmo tempo, conseguem competir em prime-time com outras séries de televisão live-action.

É um artigo curioso, que devia ser lido tanto por amantes de anime, bem como os não cohecedores do género.

Artigo completo em: http://www.nytimes.com/2006/01/15/arts/television/15hale.html?pagewanted=1 [apenas para assinantes]

quarta-feira, janeiro 18, 2006

De acordo com a Manganews, dois live-action de Death Note vão ter a sua premiere (no Japão) ainda este ano. A notícia deverá ser anunciada na Weekly Shounen Jump #8 (1/23) que adiante que irão estrear dois filmes, um em Junho e o outro em Outubro. Acho que não é nenhuma surpresa este manga ver a sua adaptação ao cinema, visto o tremendo sucesso que teve no Japão. Espero que o resultado seja satisfatório, visto que já tive oportunidade de ler alguns volumes de Death Note e é um manga muito interessante. Vamos lá ver como irá sair a recriação do shinigami na versão live-action.

Aproveitando a ocasião, ainda relacionado com Death Note, o autor Takeshi Obata (Death Note, Hikaru no Go) irá lançar no mercado um novo artbook.

Para quem não conhece Death Note, a Viz publicou este mês o terceiro volume. Ainda vão a tempo de apanhar o primeiro e segundo volume antes que esgotem (e sempre apoiam o gato ^^).

terça-feira, janeiro 17, 2006





De há uns tempos para cá que se assiste, em solo nacional, à proliferação de eventos de divulgação da cultura japonesa. No mês de Fevereiro, surge-nos mais um: o Anime Weekend 2006. Entre 16 e 19 de Fevereiro, no Parque de Exposições de Aveiro vai poder-se assistir a ateliers, workshops, projecções de anime e outras tantas actividades relacionadas com a cultura japonesa. Deixamo-vos com as palavras da organização:

"Tendo como objectivo principal apresentar uma mostra de Animação Japonesa/Anime e considerando a filosofia e a lógica funcional do Parque de Exposições de Aveiro, o Anime Weekend Aveiro 2006 incidirá igualmente sobre outras formas de expressão japonesa.
Trata-se, assim, de um projecto inovador de carácter cultural que permitirá a dinamização do espaço para um público com características específicas, pretendendo ser um evento de grande qualidade.

O Anime Weekend Aveiro 2006 (AwA) será o primeiro grande evento em Portugal que conseguirá reunir várias tendências da cultura moderna Japonesa.
De 16 a 19 de Fevereiro, no Parque de Exposições de Aveiro irá acontecer o que há muito aguardavas. Anime, exposições, concertos, ateliers, workshops, cozinha japonesa, para além de cosplay, livrarias, editores, sites, manga, karaoke,...

Vais perder esta oportunidade?"

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Image hosted by Photobucket.comTodos os anos, durante este altura assiste-se a uma convenção onde são reveladas todas as parafernálias e gadgets tecnológicos para o novo ano. Estamos pois, a falar do CES (Consumer Electronics Show) que aconteceu na semana passada em Las Vegas.

Entre o maior ecrã plasma do mundo de 103'' capaz de reproduzir imagem a 1080p e a jihad entre o HD-DVD e o BluRay, assistiu-se ao lançamento de um novo gagdet da Sony. Foi no CES2006 que a Sony apresentou o Sony Reader (imagem ao lado), uma nova promessa no mundo dos e-books que exibe páginas em alta definição que podem ser lidas até sob o reflexo de luz solar intensa, graças à nova tecnologia e-Ink que [diz a Sony] apresenta-nos uma melhoria significativa em relação aos ecrãs LCD e CRT que estamos habituados.

O manga Trigun está a ser utilizado para demonstração do produto e a Tokyopop, já anunciou que em 2006 irá publicar títulos para esta nova plataforma. A ver se as restantes editoras lhe tomam o gosto...

Pessoalmente, vou continuar a pensar que não há nada como ter um livro na mão. No entanto, penso que a vantagem competitiva dos eBooks vai estar relacionada com o preço a que vão ser disponibilizados. Estamos cá para ver.

terça-feira, janeiro 10, 2006

Após já o termos afirmado aqui há bastante tempo, Monster de Naoki Urasawa vai finalmente ser publicado pela VIZ Comics no final do mês de Fevereiro, no âmbito do lançamento da nova linha de manga da Viz, a Viz Signature. Para quem é leitor assíduo do blogue, deve lembrar-se que já publicámos uma crítica a este título. Um must-have para amantes de suspense, thrillers psicológicos e mudanças inesperadas de eventos. Se houvesse um carimbo "Recomendado Gato Cósmico", a minha parte desse dito carimbo iria certamente para Monster (Quanto à parte do Pedro, não sei :P). RECOMENDADO!

Outra manga que tive a oportunidade de ler no findar do ano passado, foi Lady Snowblood de Kazuo Koike com desenho de Kazuo Kamimura. Para quem não conhece, Koike é autor de títulos como Samurai Executioner e Lone Wolf and Cub que nos trazem sempre histórias de vingança, com uma pitada de Japão Feudal e sangue, muito sangue. Este título não foge à regra. Deixo-vos a sinopse:


She spells out revenge with strokes of gushing bloog. Her name is Yuki, Japanese for 'snow'. Born to be a child of hell, walking a path of vengeance for crimes committed against the family she never met, Lady Snowblood will prevail. For the price of one thousand yen, she works as a master assassin, with a blade and her wits as weapons. It's a time of change, of modern culture pressing on archaic Edo, but in Lady Snowblood's mind, the old tradition of a bloody grudge lives on."

E como estamos em época de campanha eleitoral... este ano, prometo mais manga aqui, no gato cósmico!

» Press release da VIZ sobre o lançamento de Monster.