já o leram

o gato (não o fedorento) e o anime, a manga e etc&tal

segunda-feira, janeiro 31, 2005


Galardoada em 1999 com um Tezuka Osamu Award, Monster é definitivamente uma das melhores manga thriller dos anos 90.

Uma manga recomendável tanto para principiantes na banda desenhada oriental ou para os fãs mais a dar para o otaku.

Escrita e desenhada por Naoki Urasawa desde ’94 até 2001 e constituída por 18 volumes que nos mantém presos à história logo desde o início, Monster é uma obra-prima, ninguém o pode negar, e Urosawa um génio.
Nascido em 1960, Urasawa licenciou-se em Economia na Universidade de Meisei e após a sua graduação e por acidente foi parar à Shogakukan - que foi inicialmente fundada para ser uma editora de conteúdos didácticos para crianças e adultos e que acabou por se meter no mundo das mangas, dando a conhecer ao grande público o próprio gato cósmico (Dorameon ^-^) – e nós, fãs de manga, agradecemos por ele ter ido lá parar.

Após ingressar na Shogakukan o seu trabalho é imediatamente reconhecido e galardoado com um “New Manga Artist Award” em ’82. Apesar dos seus primeiros trabalhos serem geralmente optimisticos e se inserirem no típico género de manga de desporto e detective com Monster tudo mudou, a sua ilustração melhorou bastante e nota-se que existe uma grande atenção de Urasawa aos detalhes, as suas histórias são desenvolvidas com bastante tensão e por fim, as suas mangas começaram a ser cada vez mais sombrias e falam-nos dos alicerces da mente humana.

Monster é simplesmente um drama sobre a mente humana, com uma história intensa, e bastante horror. Claramente uma manga Seinen (para adultos) e não Shonên (para rapazes).

Dr. Tenma é um brilhante neurocirurgião japonês que exerce a sua “arte” no hospital Eiser na cidade de Düsseldorf (Alemanha Ocidental) antes da queda do muro de Berlin. Tenma é a estrela do hospital, sendo até prometido em casamento a Eva Heineman, filha do director do Hospital. Contudo, um dia é ordenado a dar prioridade a uma operação de um cantor de ópera célebre em detrimento da operação de um homem pobre que mais tarde falece por não ter sido operado imediatamente. Como pode o hospital decidir que uma vida é mais importante que outra? Será por questões políticas? O pensamento assombra Tenma até ao dia em que surge a hipótese de se redimir.

Dois gémeos, um rapaz e uma rapariga dão entrada no Hospital Eiser. Filhos de um casal que fugiu da Alemanha de Leste e que é assassinado na sua nova casa na Alemanha Ocidental, o rapaz foi atingido com uma bala na cabeça. A condição do rapaz é gravíssima e apenas Tenma tem a capacidade de salvar este rapaz. Assim que dá início à operação, Tenma é ordenado para abandonar a operação para operar o presidente da câmara que acabou de dar entrada no hospital. Tenma desta vez decide que não irá ser o hospital a decidir quem deve viver ou morrer e continua a operação. Todavia após salvar os dois gémeos uma série de mortes começam a acontecer em seu redor. Será que Tenma salvou um monstro?




Kenzo Tenma rapidamente se vê envolvido na investigação dos homícios e é tomado como principal suspeito por Lunge da BKA (Bundeskriminalamt - uma espécia de FBI alemão). É então que Tenma decide tentar encontrar o criminoso por detrás destes homicídios, o monstro... Tenma não estava preparado para o que viria a descobrir.

Monster pode ser classificado como Thriller, Policial, Drama, Horror, Mistério ou Suspense. Mas basta apenas uma classificação para o resumir: Brilhante.

Como esta manga INCRIVELMENTE ainda n foi licensed por ninguém, aconselho a sua leitura. Podem encontrar um torrent aqui. O trabalho dos scanlators nesta obra é excelente, Stephen Paul é muito melhor tradutor que alguns tradutores da Tokyopop, ou como aprendi com um leitor, "Tokyopoop". ^__^

Outros trabalhos de Urasawa que se recomendam são Master Keaton, Happy! e 20th Century Boys.

Para os leitores (poucos mas bons) que já estão fartos que eu fale de Manga e não de Anime, existe também o Anime de Monster que neste momento ainda está a ser emitido no Japão com um total de 78 episódios. UAU!

Arte fantástica. História fenomenal. Impressionante. Intenso. Tenebroso. MONSTER.

1 Comments:

Blogger Cláudia Oliveira disse...

Absolutamente, Naoki Urasawa é um génio! Ele consegue manobrar-nos, fazer-nos pensar uma coisa, enquanto na verdade é outra bem diferente. Gostei da crítica =)
Também acho que Monster tem inspiração no Impressionismo Alemão, enquanto cria a complexa personalidade de Johan, que é uma espécie de anjo e demónio.

13:51

 

Deixar um comentário

<< Voltar à página inicial