já o leram

o gato (não o fedorento) e o anime, a manga e etc&tal

segunda-feira, junho 19, 2006


Hoje em dia não é de surpreender certas coisas que acontecem na nossa sociedade mas crianças que não sabem ler uma simples banda desenhada, pode parecer até ridículo. E é o que está a acontecer no Japão, as crianças têm dificuldade em interpretar os balões e até mesmo a sequência dos quadradinhos (que por sinal é diferente da nossa mas isso são pormenores).

De acordo com o Professor Assistente Kazuma Yoshimura da Faculdade de Manga da Universidade Kyoto Seika, a principal causa deste estranho fenómeno tem sido o aumento do número de informação em formatos digitais, tais como, internet, telemóveis e videojogos, o que faz com que as crianças se afastem dos suportes tradicionais, neste caso o papel. É de referir que a leitura de um manga não é algo que é ensinado, mas sim apreendido por si mesmo e se não houver um contacto com o suporte, então dificilmente haverá uma familiarização com a estrutura do manga, fazendo com que surjam problemas quando tentem lê-los.

Tudo isto é derivado deste avanço tecnológico que se abateu sobre nós desde o final do século XX, embora anteriormente a internet e os telemóveis não fossem algo que estivesse tão bem implementado nas sociedades e portanto todo o entertenimento visual estava mais confinado ao manga, anime e videojogos. Naturalmente, as crianças dessa época começavam desde cedo a compreender as "regras" do manga e a disfrutá-los naturalmente.

Já se coloca a questão da cultura inerente ao manga poder vir a sofrer com tudo isto ao que Yoshimura responde que pelo facto das crianças não lerem não quer dizer que o mercado em si entre em declínio, embora as vendas das revistas de antologias tenham baixado. Contudo uma vez que as pessoas têm um certo favoritismo por títulos especifícos, as vendas das graphic novels continuam em alta, embora o mercado comece a ficar inevitavelmente mais pequeno, mas não o suficiente para que o Japão venda menos do que em qualquer outro sítio no mundo.

E agora em jeito de publicidade, aqui ficam um banner e uma userbar para quem estiver interessado ou simplesmente quiser divulgar o nosso blog noutros sites/blogs ou fóruns. :)




3 Comments:

Blogger Nuno Barros disse...

Pois, a leitura para eles é só por si uma arte díficil de dominar tal é a complexidade da sua língua.

19:39

 
Anonymous Anónimo disse...

é realmente triste verificar isso, mas para onde é que esta sociedade caminha... Estaremos a ficar mais burros, com tanta tecnologia... AHHH!!! A exterminação total das máquinas está cada vez mais perto...

23:08

 
Anonymous Anónimo disse...

Realmente é estranho,ainda por cima vindo de onde veem um pais que vende bd como agua ão contrario do nosso.

Abracos
Grimlock

23:48

 

Deixar um comentário

<< Voltar à página inicial