já o leram

o gato (não o fedorento) e o anime, a manga e etc&tal

segunda-feira, abril 25, 2005

O blog Animania trás-nos a lista das 10 manga mais vendidas no Japão em Março.



  1. NANA Vol. 12

  2. Fullmetal AlchemistVol. 10

  3. BLEACH Vol. 16

  4. Berserk Vol. 28

  5. D. Gray-man Vol. 3

  6. Konjiki no Gash!! (Zatch Bell) Vol. 20

  7. KareKano Vol. 20

  8. 20th Century Boys Vol. 18

  9. School Rumble Vol. 8

  10. Aishiteruze Baby Vol. 7





Mais de metade dos títulos que estão na lista já se encontram licenciados e em publicação por companhias norte-americanas, o que vem mostrar que estão atentas ao top no Japão. E Portugal, é para quando?

segunda-feira, abril 25, 2005

A Sic Radical publicou esta semana a nova grelha de programação e adivinhem qual uma das apostas fortes? Sim, o anime.

A partir de 2 de Maio, de Segunda a Sexta ás 19:00, vamos ter em nossas casas a companhia de 5 NOVAS SÉRIES DE ANIME (hooray!!). A saber:

Desde o horror de Hellsing à fantasia e ficção-científica de Last Exile, temos animação para toda a família.

Cada um dos episódios com transmissões marcadas para as 19:00 e com as habituais retransmissões ás 02:30 e o compacto ás 09:30 de sábado.

Em breve vou colocar aqui no blog uma barra a listar todos os anime que são transmitidos na TV por cabo. Pedia ajuda a todos os que soubessem de séries a ser transmitidas para que comentassem. Obrigado.

sábado, abril 23, 2005

"Pom, the Panda" é uma pequena história, escrita e ilustrada por Junichi Saeki, que nos mostra o quão longe podemos ir quando gostamos realmente de alguém.

Sobretudo uma história triste, "Pom, the Panda" tem como personagem principal o pequeno Pom que distribui balões às crianças e cujo propósito de vida resume-se a fazer os outros felizes.

Todas as semanas encontra-se com a sua amiga Fuu, por quem Pom aparenta ter uma paixão. No entanto, existe uma semana em que Pom falha ao combinado...

Esta pequena história apareceu pela primeira vez em Novembro de 2002 na "Shonen Ace" e recomendo a sua leitura a pequenos e graúdos, amantes de manga ou não.

Classificação: 7/10

terça-feira, abril 12, 2005

Haja alegria! Ou então medo.

Pois é! A fantástica manga Monster (agora também Anime) vai atingir o grande ecrã trazida pela Newline Cinema.

Pessoalmente, neste momento estou um bocado receoso com esta notícia. Medo que só poderá esvanecer ao saber mais informações sobre o filme. O script tem tudo para ser um filme excelente, um grande thriller psicológico. Só me resta implorar para que não o estraguem.

Será esta a primeira de um ciclo de mangas a ser adaptadas para cinema? Quem sabe... o cinema com os heróis da Marvel também começou assim.

A notícia pode ser lida aqui.
Podem ler a crítica que escrevi a Monster aqui.

domingo, abril 10, 2005

A fusão que anunciei há uns tempos entre as leading publishers de manga do Japão e dos Estados Unidos é finalmente concretizada.

A Viz Comics que agora se passou a chamar Viz Media, promete muitos mais títulos disponíveis no mercado e já apresentam um belo leque de publicações para o mês de Abril.

É esperar para ver o que sai desta fusão. Só coisas boas, espero eu.

sábado, abril 09, 2005

A Devir Manga estreou-se no mercado nacional com a publicação da série Dark Angel. E ainda bem que o fez. Mas já há uns meses que os fãs se perguntam - "Onde está o volume 2?"

Apesar da tentativa arriscada, devido ao restrito mercado nacional de Manga, a Devir Manga decidiu começar este projecto e em Outubro de 2004 já tínhamos acesso a Dark Angel Vol 1 nas nossas livrarias favoritas.

Mas ficou-se por aí. Desde Outubro que muitos de nós esperam pela publicação do 2º Volume e quiçá dos restantes. Em Fevereiro de 2005 a Devir Manga comunicou-me que tinham acabado de receber o material para começarem a trabalhar e que a publicação do 2º volume estaria para breve, Março ou Abril - adiantaram eles.

Só espero que o público português dê apoio a esta iniciativa louvável.